Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Luís Montenegro elogia Marcelo e Cavaco

  • 333

Luís Barra

Líder parlamentar do PSD considera que o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa foi “mobilizador” ao valorizar o papel dos portugueses e das instituições. À semelhança de Passos Coelho, deixou também uma palavra de agradecimento a Cavaco, que diz ter sido a “personalidade mais sufragada”

Luís Montenegro elogiou esta quarta-feira o discurso da tomada de posse do novo Presidente da República, que na sua visão assentou sobre os valores da identidade nacional. “Foi um discurso mobilizador dos políticos e mesmo dos portugueses”, afirmou aos jornalistas o líder parlamentar do PSD.

Defendendo a mesma linha do chefe do Estado – que no seu discurso disse ser vital valorizar a dignidade das pessoas e o progresso das instituições – Montenegro garantiu que a intenção do PSD é contribuir para este caminho. “Nós temos ao longo dos últimos anos estimulado a obtenção de consensos e convergências e continuaremos a desempenhar esse papel no futuro”, assegura.

O líder parlamentar do PSD voltou a defender que a atual legislatura não começou bem, alegando que as “leis democráticas foram invertidas” com a constituição de um Governo que não venceu as eleições. “Da nossa parte há um respeito democrático pelos orgãos de soberania e pela Assembleia da República. Rtespeitamos mas não esquecemos a formação política deste Governo. Isso não inibe, contudo, que sejamos uma opoisção responsável que apresenta aos portugueses alternativas sólidas”.

Por último, à semelhança do líder do PSD, Montenegro também dirigiu uma palavra de agradecimento a Cavaco Silva, que refere ter sido a “personalidade mais sufragada”. “Dou uma saudação especial ao professor Aníbal Cavaco Silva, uma personalidade que foi objetivamente muito importante para a manutenção da coesão social em Portugal e para a manutenção do equilíbrio de poderes que a Constituição prevê”.