Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cavaco: “Agora vou descansar”

  • 333

Depois de condecorado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade, o ex-Presidente agradeceu a “generosidade” de Marcelo

Lusa

Lusa

Texto

O ex-presidente da República Cavaco Silva disse esta quarta-feira que agora vai descansar e assumiu que a saída de Belém marca o "fim de um ciclo", agradecendo a generosidade do sucessor Marcelo Rebelo de Sousa na condecoração.

Depois dos cumprimentos que se seguiram à condecoração com o Grande Colar da Ordem da Liberdade, feita pelo novo Presidente da República, Cavaco Silva falou brevemente com os jornalistas quando entrava no carro para deixar o Palácio da Ajuda, em Lisboa.

"Eu só posso agradecer a generosidade do novo Presidente da República. As condecorações aceitam-se, não se discutem. E até há quem diga que não se agradecem. Agora vou descansar. Obrigada", disse apenas.

Questionado pelos jornalistas se o fim de dois mandatos significava o fim de um ciclo, Cavaco Silva anuiu: "é o fim de um ciclo, diz bem".

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou hoje posse como Presidente da República, pelas 10h10, depois de jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.

No seu primeiro discurso, o novo chefe de Estado prometeu ser o Presidente de "todos sem exceção", do princípio ao fim do mandato, sem querer ser mais do que a Constituição permite ou aceitar menos do que a Lei Fundamental impõe.

Marcelo reconheceu que Portugal tem pela frente "tempos e desafios difíceis", considerando que é necessário sair do clima de crise e ir mais longe na qualidade da educação, saúde, justiça e do próprio sistema político.