Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Maria Luís e mais 38 deputados têm rendimentos extra

  • 333

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com as informações disponíveis no site da Assembleia da República, 38 dos 230 deputados portugueses declaram outras atividades remuneradas para lá do vencimento de deputado: 21 são do PSD, 11 do PS, cinco do CDS e um do PCP

Maria Luís Albuquerque e mais trinta e oito, pelo menos. Segundo o "Correio da Manhã" desta segunda-feira, a ex-ministra das Finanças do Governo de Passos Coelho, que começa esta segunda-feira a trabalhar para o grupo britânico Arrow Global, não está sozinha no acumular de rendimentos extra.

De acordo com as informações disponíveis no site do Parlamento, 38 dos 230 deputados portugueses declaram outras atividades remuneradas para lá do vencimento de deputado. Contudo, este número pode ser ainda maior, pois nem todos podem ter preenchido o registo de interesses, lembra o "CM".

Desses 38 deputados, 21 fazem parte da bancada do PSD, 11 são socialistas, cinco do CDS e um do PCP. Nas bancadas do Bloco de Esquerda e dos Verdes, nenhum elemento declarou rendimentos extra.

Maria Luís Albuquerque vai ganhar cerca de 5000 mil euros por mês no novo cargo como administradora não-executiva na Arrow Global. E a este valor vai somar o salário de deputada.

A Arrow Global foi uma das empresas que comprou dívida do Banif, banco cuja situação Maria Luís Albuquerque adiou a resolução, enquanto esteve no poder. Na semana passada, a notícia da contratação gerou de imediato uma forte polémica – a esquerda diz que é “inaceitável” e “embaraçoso”.