Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

João Soares demite presidente do CCB

  • 333

O ministro da Cultura anunciou a decisão esta segunda-feira à noite

António Pedro Ferreira

António Lamas foi demitido na noite desta segunda-feira pelo ministro da Cultura. Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado de José Sócrates, será o seu sucessor

O ministro da Cultura, João Soares, demitiu esta segunda-feira o presidente do Centro Cultural de Belém, António Lamas, e nomeou Elísio Summavielle para o substituir.

"O ministro da Cultura João Soares recebeu esta segunda-feira, 29 de fevereiro, à noite, no seu gabinete, o Professor António Lamas, a quem entregou cópia do despacho da sua exoneração do cargo de presidente do Centro Cultural de Belém", refere em comunicado o Ministério da Cultura.

"O novo presidente do Centro Cultural de Belém será o Dr. Elísio Summavielle", acrescenta o curto comunicado.

"Gestão pouco prudente" motivou a demissão

Na sexta-feira, João Soares afirmou aos deputados que, na segunda-feira, iria demitir o presidente do Centro Cultural de Belém. Em causa nesta discordância entre António Lamas e João Soares está o projeto de gestão integrada do chamado "eixo Belém-Ajuda", cuja estrutura de missão foi extinta na semana passada, em Conselho de Ministros.

João Soares afirmou não ter "a menor das hostilidades do ponto de vista pessoal" com António Lamas -- nomeado presidente do CCB em 2014 -, mas lamentou "uma gestão pouco prudente", dando como exemplo que "seis milhões [de euros] das reservas foram gastos nos últimos tempos".