Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Jerónimo partilha experiência da solução governativa portuguesa em Espanha

  • 333

PAULO CUNHA/LUSA

Manifestação em Córdova contou este domingo com a participação de Jerónimo de Sousa. Líder do PCP foi convidado pelo Partido Comunista de Espanha (PCE) e a Esquerda Unida

O secretário-geral do PCP participou este domingo em Córdova numa manifestação com milhares de pessoas, a convite do Partido Comunista de Espanha (PCE) e da Esquerda Unida, com os quais partilhou a experiência da solução governativa portuguesa.

A manifestação e o comício em que participou Jerónimo de Sousa serviram para assinalar o Dia da Andaluzia.

Porém, a deslocação proporcionou contactos destinados a transmitir a solidariedade dos comunistas portugueses e a abordar a situação política nacional, "particularmente a que resultou das eleições legislativas, da solução política encontrada, das perspetivas e da valorização do que foi alcançado", disse à agência Lusa o líder do PCP.

"Fundamentalmente, a nossa preocupação foi falar do nosso país e não tanto da situação aqui em Espanha", afirmou Jerónimo de Sousa em contacto telefónico com a Lusa.

Da parte espanhola, os comunistas portugueses encontraram "um grande interesse e uma grande curiosidade por perceber a contribuição do PCP" para a solução política que resultou das eleições legislativas e os conteúdos dos pontos de convergência com o PS e que estão expressos na posição conjunta.

As organizações políticas de ambos os países reafirmaram a disponibilidade para o aprofundamento das relações bilaterais, acrescentou Jerónimo de Sousa sobre a deslocação a Espanha.