Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Orçamento do Estado aprovado na generalidade com o “sim” histórico da esquerda

  • 333

Marcos Borga

Discussão parlamentar demorou mais de 12 horas. Esquerda aplaudiu de pé

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2016, com votos favoráveis de PS, BE, PCP e Verdes, a abstenção do PAN e votos contra de PSD e CDS-PP. Com idêntica votação, foram também aprovadas as Grandes Opções do Plano.

É a primeira vez em democracia que um Orçamento passa com a aprovação de PCP, Bloco e Verdes. Na votação do Orçamento, todas as forças políticas da esquerda se levantaram e aplaudiram a "luz verde" dada pelo parlamento ao documento.

A aprovação na generalidade - a que se seguirá nos próximos dias o aprofundamento na especialidade em sede de comissão do Orçamento - surge no final de dois dias de um debate parlamentar que se prolongou no total por mais de 12 horas, repartidas entre a tarde de segunda-feira e toda a terça-feira.

Pelo Governo intervieram no debate o primeiro-ministro, António Costa, e os ministros Mário Centeno, Vieira da Silva, Manuel Caldeira Cabral e Eduardo Cabrita.

O Orçamento será agora analisado e discutido pelos deputados na especialidade, com debates marcados para 10, 14 e 15 de março e a votação final global agendada para 16 de março.