Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Um destes homens vai chefiar a Força Aérea

  • 333

DR

Saiba quem são os tenentes-generais, já ouvidos pelo ministro da Defesa, que estão na corrida à chefia do Estado-Maior da Força Aérea

Carlos Abreu

Jornalista

Dois pilotos de caça e um de aviões pesados, todos tenentes-generais prestes a cumprir 40 anos ao serviço da Força Aérea. Eis em traços muito largos os perfis dos três homens – António Allen Revez, João Carvalho Cordeiro e Manuel Teixeira Rolo – já ouvidos pelo ministro da Defesa no delicado processo de escolha do novo chefe do Estado-Maior deste ramo das Forças Armadas.

O Expresso sabe que o nome do homem que há de suceder ao general José Pinheiro foi discutido esta manhã em reunião plenária do Conselho Superior da Força Aérea, órgão competente para emitir um parecer sobre o novo chefe do Estado-Maior.

Estiveram presentes neste encontro, para além do próprio general José Pinheiro, que convoca a reunião, os seis tenentes-generais no ativo, os únicos que, de acordo com a legislação em vigor, poderão ser nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo que deverá aprovar, esta quinta-feira em Conselho de Ministros, o nome do novo CEMFA.

Entretanto, o parecer do Conselho Superior da Força Aérea será dado a conhecer ao chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, general Pina Monteiro que, por sua vez, deverá comunicá-lo ao ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.

Tratando-se de um dos seus principais colaboradores, os titulares da pasta costumam receber um grupo de tenentes-generais com quem poderão vir a trabalhar mais de perto. E assim foi com o atual ministro, que já conversou no Restelo com os tenentes-generais João Cordeiro, Manuel Teixeira Rolo e António Allen Revez.

António Afonso dos Santos Allen Revez é o atual comandante da Logística da Força Aérea. Natural de Mértola, ingressou na Academia Militar em 1977. Concluiu o curso de pilotagem na Base Aérea de Columbus, nos Estados Unidos. Quando regressou dos EUA, foi colocado na Base de Monte-Real onde exerceu as funções de piloto operacional de A-7P. Passou ainda pelo T-38 e pelo Alpha-Jet. A 10 de junho de 2005 foi condecorado por Cavaco Silva com a Grã-Cruz da Ordem de Aviz.

João Luís Ramirez de Carvalho Cordeiro é o atual representante militar em Bruxelas, junto da NATO e da União Europeia. Nascido em Lisboa há 57 anos, ingressou na Academia Militar em novembro de 1977. Conquistou o brevet na Base Aérea de Reese, Estados Unidos, em junho de 1983. Quando regressou dos EUA foi colocado na esquadra 301 na Base do Montijo, onde, durante cerca de seis anos, obteve todas as qualificações possíveis nos caças Fiat G-91, um avião de caça ao serviço da Força Aérea até ao início dos anos 90 do século passado.

Manuel Teixeira Rolo é o atual Comandante Aéreo. Nascido em Escalos de Baixo, concelho de Castelo Branco, há 56 anos, ingressou na Academia Militar, de onde, em 1980, transitou para a Academia da Força Aérea. Obteve o brevet na Base de Sinta, aos comandos de um T-37, em 1985. Daí rumou para Tancos onde frequentou o Curso Complementar de Aviões Pesados. Foi colocado na esquadra 502, de transportes, que operava os CASA-212 Aviocar. Segundo o currículo publicado no site da Força Aérea, ao longo da sua carreira voou mais de 2500 horas.

Contactado pelo Expresso, o Ministério da Defesa não quis tecer qualquer comentário sobre o processo em curso.