Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Seguro regressa à política com livro

  • 333

Miguel Pereira da Silva/Lusa

O antigo líder do PS vai editar um livro, em março, baseado na sua tese de mestrado. É um texto político, sobre o controle do Governo pelo Parlamento, que vai apresentado por Viriato Soromenho Marques

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

É o primeiro evento público de António José Seguro desde que deixou a liderança do PS, em setembro de 2014. A 10 de março, um dia depois de Marcelo Rebelo de Sousa tomar posse como Presidente da República, o antigo líder socialista apresenta na Universidade Autónoma de Lisboa (onde é professor) o livro feito a partir da sua tese de mestrado, sobre o controle político do Governo pelo Parlamento.

A obra é apresentada por Viriato Soromenho Marques, mas conta com intervenções de Francisco Manuel Viegas (da Editora Quetzal), de André Freire (que foi o orientador de Seguro) e de Manuel Meirinho (arguente na defesa da tese).

António José Seguro defendeu a tese de mestrado em novembro, no ISCTE (Lisboa), obtendo a nota final de 18 valores. O antigo secretário-geral do PS apresentou um trabalho sobre a aplicação da reforma de 2007 do Parlamento - que ele próprio liderara como deputado - no controlo político dos atos do Governo e da administração entre 2007 e 2014. Concluiu que a reforma de 2007 aumentou o controle político do Parlamento em relação ao Governo ao conferir às oposições, por via regimental, instrumentos de que não dispunham na Constituição.

A tese, expurgada da componente científica, deu origem ao livro que será agora editado.