Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Mariana Mortágua. “É mentira que seja o maior aumento de impostos de sempre”

  • 333

Mariana Mortágua na discussão do esboço do Orçamento de Estado, a 22 de janeiro

TIAGO PETINGA/ Lusa

A deputada bloquista não esconde que o esboço do Orçamento do Estado para este ano esteja distante dos objetivos traçados pelo seu partido, mas recusa que o documento traga o maior aumento da carga fiscal de sempre, falando em “despudorada hipocrisia” da direita ao invocar esse argumento

Mariana Mortágua desafiou esta manhã os deputados da oposição a demonstrarem que as medidas inscritas no Orçamento do Estado para 2016 correspondem ao maior aumento fiscal de sempre. A deputada bloquista diz que tal afirmação é uma “mentira”, classificando de “despudorada hipocrisia” o argumento da direita.

“É mentira que este seja o maior aumento de impostos de sempre. E não quer dizer que [este Orçamento] não tenha pontos negativos”, afirmou Mariana Mortágua durante a sua intervenção nas Comissões de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e de Trabalho e Segurança Social.

Reconhecendo que o draft orçamental está “muito longe” dos objetivos do Bloco de Esquerda, a deputada realçou que a proposta inicial – ainda que já tivesse restrições – “era muito melhor” do que a atual versão do documento.

“É muito claro que o objetivo deste orçamento é devolver rendimentos e travar o empobrecimento da população, mas fica aquém do que seria necessário”, acrescentou.

Mariana Mortágua criticou ainda a cedência do Governo face às pressões de Bruxelas, defendendo que o Executivo liderado por António Costa deveria ter insistido na necessidade de ir mais além nas medidas com vista à reposição dos rendimentos.