Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Conselho de Estado: escolhidos os cinco de Marcelo

  • 333

DENIS BALIBOUSE / Reuters

Nome de Eduardo Lourenço já tinha sido avançado e agora é divulgada a escolha final do sucessor de Cavaco Silva em Belém. Há estreias e permanências

Mariana Bandeira

Marcelo Rebelo de Sousa já apresentou os quatro nomes que estavam por conhecer no novo Conselho de Estado e dois são novos: António Guterres e António Lobo Xavier. Do Conselho atual mantêm-se o ex-dirigente social-democrata Luís Marques Mendes e a antiga ministra da Saúde Leonor Beleza. A notícia foi avançada pela TSF e entretanto confirmada pelo Expresso.

Na semana passada, o recém-eleito Presidente já tinha apresentado o ensaísta Eduardo Lourenço como primeiro representante da presidência no Conselho de Estado.

Os membros escolhidos para representar a Assembleia da República no Conselho de Estado, apresentados em dezembro, são Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP).

O Conselho de Estado é ainda composto pelo próprio chefe de Estado, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e os antigos presidentes da República.