Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PGR: Não há inquéritos criminais sobre o Banif

  • 333

RAFAEL MARCHANTE / Reuters

A resposta da procuradoria surge na sequência de uma questão colocada por Carlos Abreu Amorim, coordenador do grupo parlamentar do PSD. Os trabalhos da comissão de inquérito vão decorrer sem restrições de segredo de justiça

A Procuradoria-Geral da República informou o parlamento que não existem inquéritos criminais abertos relativamente ao Banif, pelo que os trabalhos da comissão de inquérito vão decorrer sem restrições de segredo de justiça, disse à Lusa fonte parlamentar.

A questão tinha sido esta quarta-feira lançada pelo deputado Carlos Abreu Amorim, coordenador do grupo parlamentar do PSD, na tomada de posse da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif, mas o deputado do PCP que preside os trabalhos, António Filipe, invocou a confidencialidade do assunto, adiantou a fonte.

António Filipe revelou que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues (PS), já tinha realizado as necessárias diligências junto da Procuradoria-Geral da República para apurar a existência, ou não, de inquéritos criminais sobre o Banif.

Acrescentou, porém, que só passaria essa informação aos coordenadores dos grupos parlamentares que se iam reunir após o final da tomada de posse da comissão, alegando a confidencialidade dessa informação.

A sala um das comissões parlamentares estava cheia de jornalistas, que entretanto tiveram que sair para que se desse início à reunião dos coordenadores: João Galamba (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD), Mariana Mortágua (BE), João Almeida (CDS) e Miguel Tiago (PCP).