Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cada filho irá dar um desconto de €550 no IRS

  • 333

Sean Gallup/Getty Images

Quociente familiar é substituído por uma dedução fixa por cada filho e é válida para todos os agregados. A alteração só estará em vigor para o IRS de 2016

As famílias vão poder deduzir 550 euros por filho no IRS do próximo ano. Esta situação acontece devido a uma alteração no método como fisco considera os dependentes. O Orçamento do Estado para 2016 dita o fim do quociente familiar - uma das bandeiras socialistas - e regressa o quociente conjugal, passando a existir apenas uma dedução fixa relativamente aos filhos.

Segundo escrevem o “Jornal de Negócios” e o “Público”, a medida vai incorporar a dedução de 325 euros que já atualmente está em vigor, o que significa que, na prática, há um aumento de 225 euros. O que acontecia é que o rendimento coletável era dividido por todos os elementos do agregado familiar ou então os filhos eram considerados através de uma dedução fixa de 325 euros. Com a mudança, os dependentes deixam de entrar nessas divisões e cada um deles equivale sempre a este valor fixo de €550.

A alteração só estará em vigor para o IRS de 2016, que será declarado pelos contribuintes em 2017 - ainda não se sabe como será nos anos seguintes. Também não se aplica ao IRS que será entregue este ano, uma vez que é referente ao ano de 2015.