Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

António Costa: “Esta quinta-feira aprovaremos o Orçamento em conselho de ministros”

  • 333

NUNO VEIGA/ Lusa

Primeiro-ministro assegura que a discussão e votação da proposta de Orçamento de Estado irá decorrer como previsto, apesar de a Comissão Europeia ainda não ter comunicado oficialmente a sua avaliação

O conselho de ministros desta quinta-feira vai aprovar a proposta de Orçamento do Estado para 2016, garante António Costa. Numa declaração proferida esta quarta-feira em Évora, o primeiro-ministro assegurou que o calendário irá decorrer “como previsto” e recusou “comunicar decisões que cabe à Comissão [Europeia] comunicar”.

“Concluímos a parte que nos compete, esta quinta-feira, como previsto, o Orçamento do Estado será aprovado em conselho de ministros e dará entrada na Assembleia da República. Da parte do Governo, aprovaremos serenamente a proposta”, disse aos jornalistas depois de uma visita à fabrica Embraer Portugal. “Se não achasse que era uma boa proposta, não a apresentava”, acrescentou.

O primeiro-ministro disse ainda que ficará a “aguardar pela avaliação final” e não irá antecipar-se a qualquer anúncio de Bruxelas. “A Comissão Europeia anunciará a sua avaliação quando entender.”

Sobre o diálogo entre Lisboa e Bruxelas, Costa considerou que foi “sereno, construtivo de ambas as partes e frutuoso”.