Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Alexandre Soares dos Santos diz que Costa anda a “comprar o eleitorado”

  • 333

Alberto Frias

Empresário perspetiva eleições antecipadas para novembro, diz ainda que Centeno não é “nada de especial” e deixa grandes elogios a Marcelo

Alexandre Soares dos Santos, que deixou a liderança executiva da Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce) em 2013, não poupa nas críticas ao Governo de António Costa. “Quando se reduzem horas extraordinárias, o número de horas de trabalho ou o custo de uma consulta no hospital, o que é que se está a fazer? A comprar o eleitorado”, disse em entrevista ao programa “Negócios da Semana”, esta quarta-feira, na SIC Notícias.

Alexandre Soares dos Santos, que prevê eleições antecipadas já para novembro, classifica as políticas do atual Governo como “altamente demagógicas”. “O Governo deve resolver primeiro a questão da dívida antes de se lançar ao desenvolvimento”, afirmou. Depois, disse que o ministro das Finanças, Mário Centeno, não é “nada de especial”.

A instabilidade política foi também uma das questões mais visadas. “Ninguém quer vir lançar-se para Portugal se amanhã não tem a certeza do que o Governo vai decidir.” A classe política “pensa apenas no horizonte das próximas legislativas” e “só falamos do défice e da dívida, mas não falamos de nada do que a origina - a incompetência, o desleixo”.

Em relação ao Presidente da República, Soares dos Santos reiterou a sua confiança em Marcelo Rebelo de Sousa, “um homem com a inteligência, com a cultura e com o conhecimento do mundo” necessários ao cargo. Assim, disse que Marcelo “é o homem certo” para convocar todos os partidos a uma reunião conjunta em Belém, para uma revisão constitucional “fundamental”.