Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Governo avança com candidatura de Guterres à ONU

  • 333

DENIS BALIBOUSE / Reuters

Primeiro-ministro António Costa confirma ao “Público” que o Executivo apoia a candidatura do antigo alto comissário para os refugiados à sucessão de Ban Ki-moon. Já estão em marcha as diligências diplomáticas para garantir apoios.

O Governo português "vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas". A notícia que faz manchete esta sexta-feira no diário "Público" foi avançada pelo primeiro ministro António Costa.

Segundo o jornal, Costa já informou o Presidente da República, Cavaco Silva e os restantes líderes parlamentares de que colocou em marcha as diligências inerentes ao patrocínio da candidatura de Guterres. A reunião que António Costa teve com Pedro Passos Coelho no final do último debate quinzenal na Assembleia da República terá sido mesmo motivada por este dossiê.

A candidatura do ex-primeiro ministro de Portugal e alto comissário da ONU para os refugiados deverá ser oficializada em fevereiro. De acordo com as informações avançadas pelo "Público", o Governo já está inclusive a a estabelecer contactos internacionais e diplomáticos para assegurar apoios para a eleição de António Guterres como secretário-geral da ONU, cargo que será ocupado até 1 de janeiro de 2017 pelo sul-coreano Ban Ki-moon.