Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Apoiantes de Melo apresentam moção de estratégia

  • 333

Ainda antes do Conselho Nacional do CDS, esta sexta-feira, um grupo de apoiantes de Nuno Melo juntou-se para alinhavar uma proposta

Marcos Borga

Grupo de deputados e ex-deputados, com ligação à máquina partidária, avança com proposta "conservadora pragmática"

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Esta sexta-feira à noite, antes do Conselho Nacional do CDS que marcou o congresso da despedida de Paulo Portas, um grupo de apoiantes de Nuno Melo juntou-se ao jantar para alinhavar uma moção de estratégia a levar ao conclave de 12 e 13 de março. À mesa estava cerca de uma dúzia de quadros do CDS, sobretudo com ligação à máquina do partido, mas não só.

Filipe Lobo d'Ávila, deputado e ainda porta-voz do CDS, Raul Almeida, ex-deputado por Aveiro e membro da Comissão Política Nacional, e Altino Bessa, ex-deputado e presidente da influente distrital de Braga, têm em comum já terem feito declarações de incentivo à candidatura de Nuno Melo. Agora são os três promotores desta moção que se reclama de "matriz conservadora pragmática".

A definição é dada por Raul Almeida, que aponta como referência ideológica a "linha de David Cameron". E explica: "queremos partir de um conjunto de valores identidades que são contínuos, mas que dêem respostas pragmáticas aos problemas das pessoas".

Do núcleo inicial de promotores desta moção fazem parte outros deputados e antigos deputados com uma forte presença na máquina distrital do CDS: Hélder Amaral (Viseu), Abel Batista (Viana do Castelo), Paulo Almeida (Coimbra), Vasco Mata Fome (Santarém), João Viegas (Setúbal), Artur Rego (Algarve) e Fernando Barbosa (líder da poderosa concelhia de Gaia).

Raul Almeida salienta que "não é uma moção das bases, nem das distritais, nem dos presidentes das distritais, mas de gente com percurso no partido e representatividade local, com uma malha que cobre todo o território, e percurso parlamentar, o que nos dá uma responsabilidade particular nesta fase do partido".