Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sampaio da Nóvoa é o candidato com maior orçamento

  • 333

Jose Carlos Carvalho

Mas quem prevê gastar mais é Edgar Silva (PCP). Entre os “grandes candidatos”, Marcelo é quem gasta menos

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Os dez candidatos às eleições presidenciais já apresentaram os seus orçamentos de campanha. Sampaio da Nóvoa é quem tem o total de receitas mais alto (968 mil euros), embora preveja gastar apenas 742 mil, menos do que o candidato comunista, Edgar Silva, que faz bater certo receitas e despesas de campanha: 750 mil euros

Marcelo Rebelo de Sousa, candidato único no espectro da direita, é o que apresenta um menor orçamento entre os chamados "presidenciáveis": 157 mil euros de receitas e despesas. Só é batido pelos candidatos Paulo Morais (93 mil euros), o professor de motivação pessoal Jorge Sequeira (123,5 mil euros), o ex-líder da distrital do PS de Leiria Cândido Ferreira (60 mil) e o famoso Tino de Rans (de nome completo, Vitorino Rocha e Silva, PS), com 50 mil, o que apresenta o menor orçamento.

Maria de Belém é a segunda candidata com maior nível de receitas (896 mil euros), mas que se propõe gastar apenas 650 mil. Já Marisa Matias (Bloco de Esquerda) apresenta um orçamento de receitas e despesas igual: 454 mil euros. Henrique Neto surge na quinta posição, com 275 mil euros.

Os orçamentos dos candidatos constam do site da Entidade das Contas do Tribunal Constitucional.