Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Louçã indicado para Conselho de Estado

  • 333

Antonio Pedro Ferreira

A possibilidade do antigo líder do Bloco integrar a lista já era admitida. Ficam assim fechado o grupo que a esquerda vai apresentar no Parlamento para aquele órgão consultivo

O nome de Francisco Louçã está confirmado. Esta terça-feira tornou-se oficial e o antigo líder do Bloco de Esquerda é a última personalidade a integrar a lista que a esquerda vai apresentar no Parlamento para o Conselho de Estado. A decisão foi tomada na reunião da comissão política BE.

Já durante a tarde desta terça-feira, o gabinete de imprensa do PCP divulgou o nome de Domingos Abrantes para figurar nesta lista e juntar-se a Carlos César, nome indicado pelos socialistas.

A lista da esquerda, que será composta por três elementos - um por partido -, visa refletir a composição parlamentar, conseguindo assim a maioria dos lugares que a Assembleia da República tem direito a indicar para o Conselho de Estado. Até aqui, era habitual que os partidos do bloco central (PS e PSD) repartissem entre si os cinco assentos deste órgão consultivo; no entanto, a seguir essa tradição, desta vez o PS ficaria em minoria, conquistando apenas dois dos cinco lugares, uma vez que sozinho elegeu menos deputados do que os sociais-democratas.

O prazo para apresentar as listas termina esta quarta-feira; depois, a Assembleia da República irá votar as listas apresentadas pelos partidos de direita e pelos partidos de esquerda, numa sessão marcada para esta sexta-feira, último dia de trabalho antes da pausa natalícia.