Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

BE reivindica louros na redução da sobretaxa

  • 333

Marcos Borga

Portugueses vão ter mais 60 milhões de euros na devolução da sobretaxa em 2016, comparativamente à proposta feita pelo PS. Catarina Martins reclama papel do BE nessa conquista

O Governo irá entregar mais 60 milhões de euros aos contribuintes do que estava escrito na proposta dos socialistas relativamente à devolução da sobretaxa do IRS, o que se deve às exigências do Bloco de Esquerda, disse Catarina Martins, esta tarde, no Parlamento, durante o debate quinzenal.

Segundo a deputada bloquista, no âmbito do acordo de incidência parlamentar assinado entre os dois partidos, o BE pretendia que a devolução fosse feita “o mais rapidamente possível”. Esse objetivo foi atingido, e a devolução vai decorrer a um ritmo superior ao projetado na proposta inicial do PS.

Visivelmente satisfeita com a superação das expectativas, a deputada bloquista garantiu esta tarde que “3,5 milhões de famílias pagarão zero de sobretaxa já a partir de janeiro”. E reforçou: "Haverá uma redução para 99,8% dos contribuintes" e que "91% dos portugueses irão pagar zero ou 1%" de sobretaxa no próximo ano."

[Texto corrigido às 18h40]