Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Domingos Abrantes indicado para o Conselho de Estado

  • 333

António Pedro Ferreira

O histórico comunista é o nome escolhido pelo PCP para a lista que a esquerda irá apresentar no Parlamento. Até agora, só Alvaro Cunhal e Carlos Carvalhas tinham tido lugar no órgão de consulta do Presidente da República e sempre por designação presidencial

O gabinete de imprensa do PCP divulgou esta terça-feira de tarde o nome de Domingos Abrantes para figurar na lista que a esquerda vai apresentar no Parlamento para o Conselho de Estado. Os socialistas vão indicar o presidente do PS, Carlos César, e os bloquistas reúnem esta noite a sua comissão política para escolher o nome a figurar na lista, admitindo-se que a escolha possa vir a incidir sobre Francisco Louçã.

Domingos Abrantes tem 69 anos e é funcionário do PCP desde 1956. Histórico dirigente, é também um histórico da resistência antifascista, tendo acumulado 11 anos de prisão durante o período da ditadura. Foi deputado entre 1976 e 1991 e foi da comissão política e do comité central comunista durante largos anos.

Depois de Álvaro Cunhal e de Carlos Carvalhas, que foram designados pelos presidentes da República como conselheiros de Estado, este é o terceiro membro do PCP a ter lugar no Conselho de Estado. Mas será a primeira vez que um comunista será eleito pelo Parlamento para pertencer àquele órgão.