Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marcelo tem “certeza” que o Governo “está a fazer tudo” no caso Banif

  • 333

JOSÉ COELHO/ Lusa

O candidato a Belém acredita que António Costa agirá “rapidamente” neste caso. “Uma decisão tomada antes do final do ano é diferente de uma decisão tomada depois do final do ano”, defendeu

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa disse esta segunda-feira ter a certeza de que o Governo "está a fazer tudo" para garantir a posição dos depositantes do Banif e espera que haja uma decisão o "mais rapidamente possível".

"Eu tenho a certeza de que o Governo está a fazer tudo e irá fazer tudo, aliás com base nas regras europeias e com o apoio da Comissão Europeia, por um lado para garantir a posição dos depositantes e, por outro lado, a pensar na projeção que o banco tem na diáspora madeirense", afirmou o candidato, em declarações à margem do jantar do 20.º aniversário do Clube Via Norte, na Maia, distrito do Porto.

Marcelo Rebelo de Sousa disse acreditar que o Governo de António Costa irá agir "rapidamente", porque, considerou, "uma decisão tomada antes do final do ano é diferente de uma decisão tomada depois do final do ano".

"O plano de reestruturação do Banif, tal como é de conhecimento público, está a ser analisado pela DG Comp [Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia]. Paralelamente, decorre um processo de venda do banco nos mercados internacionais conduzido pelo seu Conselho de Administração. O Governo acompanha, como lhe compete, a evolução destes processos", lê-se no comunicado do Ministério das Finanças divulgado hoje, depois de a TVI e o Público terem noticiado haver uma solução iminente para o Banif.

O Ministério das Finanças avançou que está a acompanhar a situação do Banif, após a divulgação de notícias a dar conta de que o Estado se prepara para aplicar uma medida de resolução na instituição financeira.