Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Jantar celebra acordo de esquerda

  • 333

Manuel Alegre é um dos históricos do PS que estará presente no jantar de celebração do acordo de esquerda

José Caria

Históricos dirigentes do PS e PCP, como Carlos Brito e Manuel Alegre, promovem jantar lisboeta

“Juntos, na esquerda plural.” É este o lema do jantar, marcado para o próximo sábado, na Casa do Alentejo, em Lisboa para “saudar e celebrar” o acordo de esquerda. Entre os promotores do encontro, que conta reunir mais de duas centenas de personalidades, estão nomes da área socialista (como Manuel Alegre, Helena Roseta, Daniel Sampaio ou Miguel Vale de Almeida), mas também ex-dirigentes comunistas (como Carlos Brito, Borges Coelho, José Manuel Mendes ou Paulo Sucena).

José Manuel Tengarrinha, fundador do MDP/CDE, o capitão de Abril Vasco Lourenço ou o cineasta António Pedro Vasconcelos são outros dos promotores deste evento, que visa assinalar o “elevado simbolismo democrático” dos acordos agora celebrados entre PS, PCP, BE e Verdes porque “representam uma aspiração partilhada pela maioria dos portugueses”.

Os organizadores pretendem ainda com este jantar fazer “uma manifestação de firmeza dos que estão prontos a defender os valores democráticos, a Constituição e os direitos de uma vida digna para todos”. Os partidos signatários dos acordos foram já convidados a participar no jantar, mas ainda não foram confirmadas presenças.