Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PSD recorda Sá Carneiro de norte a sul

  • 333

Última aparição pública de Francisco Sá Carneiro, com Soares Carneiro e Diogo Freiras do Amaral, numa conferência de imprensa no Hotel Altis, em Lisboa

Rui Ochôa

Diversas missas e sessões evocativas em memória de Francisco Sá Carneiro homenageiam esta sexta-feira o fundador do PSD, morto há 35 anos num trágico acidente

De norte a sul, o PSD homenageia esta sexta-feira o seu fundador e antigo primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, no dia em que passam 35 anos sobre o seu trágico desaparecimento, vítima de um acidente de aviação.

O líder dos sociais-democratas assinalará a data, pela manhã em Lisboa e ao final do dia, na Guarda, palco das comemorações oficiais.

Na capital, Pedro Passos Coelho estará presente numa missa em memória de Sá Carneiro marcada para as 10h30 na Basília dos Mártires (Rua Garrett), durante a qual terá a seu lado o líder do CDS, Paulo Portas.

Passos voltará a assistir a uma missa, marcada para as 18h na Sé da Guarda, participando em seguida numa sessão evocativa do homem que faleceu na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias nunca completamente esclarecidas, quando o Cessna 421 em que seguia para o Porto na companhia da sua mulher, Snu Abecassis, do então ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, e da mulher deste, Maria Pires, bem como da tripulação, se despenhou em Camarate pouco depois de levantar voo do aeroporto da Portela.

No Porto, a data também será assinalada com uma sessão evocativa e a deposição de uma coroa de flores na praça Francisco Sá Carneiro, pelas 17 horas, seguida de uma missa em memória do fundador do PSD, pelas 19h15 na Igreja das Antas.

Em Faro, a Comissão Política de Secção do PSD também mandou celebrar uma missa, pelas 18h30 na Igreja de São Francisco, estando ainda prevista uma homenagem, pelas 21h na Biblioteca Municipal, em que será exibido um documentário que relata os momentos mais importantes da vida e da carreira de Sá Carneiro. A nota introdutória fica a cargo do deputado Cristóvão Norte e Henrique Ascenso Gomes, secretário-geral do PSD de Faro, faz a leitura de excertos de alguns discursos de Sá Carneiro.

Em Castro Marim, a comissão política concelhia dos sociais-democratas também mandou celebrar uma missa, às 19h na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, e em Mirandela o secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, estará presente e deixará o seu testemunho durante um jantar evocativo, marcado para as 20h num restaurante da cidade.