Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Centeno é recebido esta tarde na Comissão Europeia

  • 333

Luís Barra

Encontro do ministro das Finanças com Pierre Moscovici e Valdis Dombrovskis "é uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre assunto de interesse comum", adianta ao Expresso fonte comunitária

Ministro das Finanças está esta terça-feira em Bruxelas para um encontro com o comissário para os Assuntos Económicos e com o vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta do euro. A reunião decorre esta tarde.

O encontro de Mário Centeno com Pierre Moscovici e Valdis Dombrovskis "é uma oportunidade para trocar pontos de vista sobre assunto de interesse comum", adianta ao Expresso fonte comunitária.

Bruxelas tinha dito que queria ouvir Mário Centeno "rapidamente", para conhecer "intenções do Governo". Cinco dias depois da tomada de posse, o novo ministro das Finanças desloca-se até à capital belga para uma "visita de cortesia" à Comissão Europeia.

De acordo com fonte comunitária, esta é "uma oportunidade para uma troca de pontos de vista sobre assuntos de interesse comum". A Comissão continua à espera que Portugal entregue um esboço de Orçamento do Estado que deveria ter chegado a Bruxelas até 15 de outubro. Portugal é o único país em falta e o primeiro a ter falhado a entrega.

Em Bruxelas, Mário Centeno poderá reafirmar o objetivo de apresentar o Orçamento do Estado para 2016 "o mais depressa possível", tal como disse no último sábado. A Comissão espera ainda que reafirme o compromisso de continuar a redução do défice e da dívida.

O encontro com o comissário para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e com o vice-presidente da Comissão com a pasta do Euro, Valdis Dombrovskis, decorre durante a tarde.

De acordo com fonte do Governo português, trata-se de uma viagem sem agenda pública, a título de cortesia, e por isso o ministro não falará à imprensa à saída do encontro.