Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Juncker só dá boas-vindas a Costa quando o Governo tomar posse

  • 333

VINCENT KESSLER/REUTERS

Conselho Europeu já felicitou António Costa pela indicação para primeiro-ministro. Comissão Europeia aguarda ainda a tomada de posse do Governo

Bruxelas diz que continua a acompanhar atentamente o “processo constitucional” de formação do novo Governo português, mas evita mais comentários sobre o tema. “O presidente vai, como sempre faz, após a tomada de posse do Governo, enviar uma carta personalizada ao novo primeiro-ministro”, referiu esta manhã, em Bruxelas, o porta-voz da Comissão Europeia.

E mais não diz Alexander Winterstein sobre a indicação de António Costa para chefe do novo Governo. Nem comenta a carta enviada já pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sublinhando que “é crucial que Portugal garanta disciplina nas finanças públicas e que continue o programa de reformas económicas com o objetivo de promover o investimento, e estimular o crescimento e o emprego”.

“A Comissão não comenta as declarações de outras instituições”, justificou Winterstein.

Na carta enviada a António Costa, esta terça-feira, Tusk diz confiar que sob a liderança socialista “Portugal vai beneficiar de estabilidade política e coesão social que são necessárias para responder aos desafios que Portugal e a União Europeia enfrentam”.