Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ministro do Planeamento: Pedro Marques, um dos homens da reforma de 2007 da Segurança Social

  • 333

Jorge Ferreira

O novo ministro do Planeamento e Infraestruturas tem 39 anos, é economista e fez a maior parte do seu percurso político na Segurança Social como secretário de Estado entre 2005 e 2011

O percurso político de Pedro Marques esteve quase sempre ligado à Segurança Social, mas é na área do Planeamento e Infraestruturas que assume o seu mais importante cargo até ao momento. Aos 39 anos, é um dos ministros do governo de António Costa, que foi indigitado primeiro-ministro por Cavaco Silva.

Pedro Marques é economista e foi secretário de Estado de Vieira da Silva no Ministério da Segurança Social (entre 2005 e 2011, nos dois governos Sócrates). Participou, ao lado de Vieira da Silva, na reforma da Segurança Social de 2007, que, entre outras coisas, introduziu o fator de sustentabilidade que faz depender a pensão da esperança de vida.

Foi eleito deputado pelo Partido Socialista em 2009 pelo distrito de Setúbal, tendo depois rumado ao governo que acabou por cair no Parlamento em 2011. Foi novamente eleito deputado em 2011, por Portalegre, e deixou o Parlamento em outubro do ano passado.