Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ministro da Cultura: João Soares, finalmente o Governo

  • 333

A política corre-lhe na massa do sangue. É deputado desde 1987, já foi vereador, eurodeputado, presidente da Câmara e membro do Conselho de Estado. Aos 66 anos, chega pela primeira vez ao Governo

DR

Se "filho de peixe sabe nadar", o provérbio aplica-se a dobrar a João Soares. Filho de Maria Barroso e de Mário Soares, a política corre-lhe nas veias desde sempre. Aos 16 anos, ainda no liceu, começa a dar o rosto na luta contra a ditadura formando a comissão Pró-Associação dos Liceus, que reclamava mais direitos para os estudantes.

Prossegue a atividade política na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, de onde é expulso três vezes, sem nunca conseguir acabar o curso. Militante socialista desde a sua fundação, é editor, atividade que acumula com uma longa carreira de deputado, que começou em 1987. Regressa ao Parlamento em várias legislaturas, intervalando com a atividade política no Parlamento Europeu (entre 1994 e 1995) e na autarquia de Lisboa. Sucede a Jorge Sampaio na presidência da Câmara da capital e é responsável pelas obras de recuperação do edíficio principal, depois do violento incêndio de novembro de 1996.

Na vida interna do PS, chegou a concorrer à liderança socialista em 2004. Concorreu contra José Sócrates e Manuel Alegre no Congresso que daria uma vitória folgada a Sócrates e lhe permitia chegar à chefia do Governo, nas eleições do ano seguinte.