Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ministro da Agricultura: Capoulas Santos, o regresso do “melhor eurodeputado” da área

  • 333

Luís Capoulas Santos teve a tutela da Agricultura durante o Governo de António Guterres e acompanhou o tema ao longo de uma década no Parlamento Europeu. É próximo de Costa e de Sócrates

Photographer: Alberto Frias

Luís Manuel Capoulas Santos será o novo ministro da Agricultura no Governo liderado por António Costa, assumindo uma pasta que conhece bem: foi secretário de Estado da Agricultura entre 1995 e 1998 e ministro da Agricultura de 1998 a 2002.

Capoulas Santos, hoje com 64 anos, esteve na última década no Parlamento Europeu, onde acompanhou de perto os dossiês da agricultura, pescas e desenvolvimento rural. Nas eleições legislativas de 4 de outubro foi eleito deputado pelo Partido Socialista (PS) pelo círculo de Évora, por onde tem concorrido desde 1991.

Natural de Montemor-o-Novo e licenciado em Sociologia, Capoulas Santos tem méritos reconhecidos na política agrícola (em 2012 a revista "The Parliament" elegeu-o o melhor eurodeputado na área da agricultura). É próximo de António Costa, mas também de José Sócrates: Capoulas Santos foi, faz esta quarta-feira um ano, a primeira visita que José Sócrates teve no Estabelecimento Prisional de Évora.