Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ministra do Mar: Ana Paula Vitorino, do betão para o oceano

  • 333

Ana Baião

Esteve no primeiro Governo de Sócrates, com a pasta dos Transportes, e regressa agora ao Executivo, mas para ser ministra do Mar

Eleita para a Assembleia da República pelo círculo do Porto, Ana Paula Vitorino prepara-se agora para assumir a pasta que estava nas mãos de Assunção Cristas: será a ministra do Mar no novo Executivo de António Costa, depois de quatro anos a fazer oposição ao Governo de Pedro Passos Coelho.

Ana Paula Vitorino, 53 anos, é licenciada em Engenharia Civil, com um mestrado em Transportes. E foi nesta última área que mais se notabilizou, ao assumir o cargo de secretária de Estado dos Transportes no primeiro Governo de José Sócrates (entre 2005 e 2009).

Quando o PS abandonou o Governo, em 2011, tornou-se uma das vozes mais ativas dos socialistas na oposição ao Executivo de Passos Coelho. Ao longo dos últimos quatro anos continuou a acompanhar os temas dos transportes, tendo também participado em algumas iniciativas ligadas ao sector do mar, como o decreto-lei das bases de gestão do espaço marítimo nacional.

Em 2010, Ana Paula Vitorino viu-se envolvida numa polémica relacionada com o processo Face Oculta: nas suas declarações ao Ministério Público terá revelado que o ministro Mário Lino a tentou sensibilizar para pôr fim ao conflito entre a Refer e a empresa de sucatas O2, de Manuel Godinho, por este empresário ser "amigo" do PS.