Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Ministra da Presidência: Maria Manuel Leitão Marques, a senhora “Simplex”

  • 333

Aos 63 anos, a ex-secretária de Estado da Modernização Administrativa volta ao Governo, agora para ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. António Costa indicou-a em 2005. Volta a contar com ela dez anos depois

DR

Tem 63 anos e é professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da mesma universidade. Casada com um dos 'pais' da Constituição, Vital Moreira, começou a sua atividade política no MES (Movimento de Esquerda Socialista), mas foi com o PS que chegou a assumir responsabilidades governativas. Curiosamente, foi António Costa quem sugeriu o seu nome em 2005 para assegurar a megatarefa de reformar o Estado.

O atual secretário-geral socialista estava então de saída do Governo de José Sócrates, para se candidatar à presidência da Câmara de Lisboa, e sugeriu a professora de Coimbra para o cargo. Maria Manuel Leitão Marques ocupou a pasta de secretária de Estado da Modernização Administrativa e tornou-se o rosto de uma das reformas mais emblemáticas do Executivo de Sócrates, onde permaneceu até à queda do Governo, em março de 2011.

Foi dela a ideia do "Simplex", o megaprograma destinado a agilizar o funcionamento da máquina do Estado e a travar a burocracia do funcionamento da Administração Pública. O Governo electrónico, a "empresa na hora" ou o cartão do cidadão são algumas das tarefas que cumpriu e que vieram para ficar.