Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Mariana Vieira da Silva, secretária de estado adjunta de Costa: um percurso natural

  • 333

Filha do simultaneamente ex e futuro ministro Vieira da Silva, Mariana será uma das colaboradoras mais diretas de António Costa

DR

É dos elementos da nova geração socialista que apoia António Costa. Mariana Vieira da Silva, 37 anos, filha do antigo e novamente ministro Vieira da Silva, socióloga de profissão, já conhece os corredores do poder.

Foi adjunta da ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, entre 2005 e 2009, e também, nos dois anos seguintes, adjunta de José Almeida Ribeiro, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, José Sócrates. Mariana Vieira da Silva Integra a comissão política nacional e o gabinete de estudos do PS.

Esteve ao lado de Maria Manuel Leitão Marques (agora ministra da Presidência e da Modernização Administrativa) na preparação da Agenda para a Década. A secretária-adjunta do primeiro-ministro é investigadora do CIES (um centro de investigação do ISCTE, de Lisboa), estando a desenvolver um doutoramente em políticas públicas.

No plano académico, tem trabalhado os temas da política de saúde, política de educação, política de justiça, assim como os efeitos da internet nos media clássicos europeus. Numa entrevista em que analisou o legado dos anos da troika, afirmou que os portugueses "assumiram com demasiada facilidade uma ideia de culpa".