Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Costa saiu de Belém em silêncio

  • 333

Esta foi a segunda audiência que reuniu Cavaco e Costa em apenas 24 horas

Marcos Borga

Para já, mantém-se o mistério em torno da formação do próximo Governo. Nem o chefe de Estado nem o líder socialista falaram aos jornalistas no fim da reunião desta manhã

António Costa já saiu da reunião com Cavaco Silva, mas para já sem fumo branco em relação à formação do próximo Governo. Isto porque o líder socialista deixou o Palácio de Belém ser fazer nenhuma declaração relativa ao que se passou durante a audiência com o chefe de Estado.

A reunião, que se iniciou às 11h desta terça-feira, é a segunda que junta Cavaco Silva e António Costa em apenas dois dias. Na segunda-feira, o chefe de Estado recebeu o líder socialista em Belém para lhe apresentar seis condições que, no seu entender, garantem uma solução governativa “estável, duradoura e credível”.

António Costa também saiu da audiência sem dizer uma palavra, mas oito horas depois acabou por responder às condições de Cavaco Silva através de uma missiva cujo conteúdo não foi revelado. No entanto, a carta seguiu para a Presidência da República com conhecimento dos restantes partidos de esquerda, que aprovaram a moção de rejeição socialista que derrubou o Executivo de direita e apoiam um Governo de iniciativa PS.