Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Cavaco chama António Costa a Belém

  • 333

António Costa à chegada ao Palácio de Belém, esta manhã

Luis Barra

Às 11 da manhã - como está já anunciado no site na Presidência da República, Cavaco Silva recebe o secretário-geral do Partido Socialista. Indigitação pode estar a caminho

Bernardo Ferrão

Bernardo Ferrão

Subdiretor da SIC

Depois das 31 audiências com confederações patronais, associações empresariais, centrais sindicais, banqueiros, economistas e partidos representados no parlamento eleito nas legislativas de 4 de outubro, Cavaco Silva recebe esta manhã António Costa.

A conversa entre o Presidente da República e o líder do PS está marcada para as 11 da manhã e tudo aponta para que sejá já o arranque do processo de indigitação do líder dos socialistas.

No entanto, existe ainda a dúvida sobre o que irá fazer o PR: pedirá novas garantias a António Costa? Fará depender a indigitação dessas garantias? Ou simplesmente dará posse ao secretário-geral do PS?

Um dos problemas prende-se com a falta de certezas sobre o primeiro Orçamento, já que nem BE, nem PCP, nem Verdes, nos acordos que assinaram, se comprometeram formalmente a aprovar o próximo OE. No "Diário de Notícias" desta segunda-feira, Mário Centeno, dado como futuro ministro das Finanças de Costa, garante que o governo PS se compromete a fechar o Orçamento do Estado no “mais curto espaço de tempo possível”.

António Costa disse, em entrevista à revista Visão - "temos condições para responder imediatamente", que tem um elenco governativo pronto para avançar mal seja indigitado. E os mesmo se passa com o programa de Governo.

Nas próximas horas, depois da reunião das 11h, o país terá finalmente respostas.