Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Presidenciais a 24 de janeiro

  • 333

Marcos Borga

Os candidatos já foram informados: as eleições para definir o sucessor de Cavaco Silva estão convocadas para o penúltimo domingo de janeiro - como em 2011

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

Cavaco Silva marcou as eleições presidenciais para 24 de janeiro, o que significa que os candidatos têm até 24 de dezembro (30 dias antes) para formalizar o processo junto do Tribunal Constitucional. As candidaturas a Presidente da República, recorde-se, têm de ser subscritas por um mínimo de 7500 assinaturas. A informação já consta da página oficial da Presidência e os candidatos já foram informados da decisão.

A haver segunda volta (o que só se verifica se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos validamente expressos), e tendo esta de acontecer até 21 dias depois da primeira votação, deverá ser a 14 de fevereiro.

De acordo com a Constituição, o Presidente da República tem de ser eleito nos sessenta dias anteriores ao termo do mandato do seu antecessor. Cavaco termina o mandato a 9 de março de 2011.

Os principais candidatos que até agora já manifestaram a intenção de chegar ao Palácio de Belém são Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Edgar Silva, Marisa Matias, Henrique Neto, Paulo Morais e Manuela Gonzaga.