Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Acordos à esquerda já foram assinados

  • 333

Assinatura dos acordos entre PS e BE, PCP e PEV foi feita durante a paragem dos trabalhos parlamentares e antes da queda do Governo, marcada para esta tarde

Bernardo Ferrão

Bernardo Ferrão

Subdiretor da SIC

Estão assinados os acordos políticos entre o PS e os três partidos à sua esquerda (BE, PCP e PEV) que garantem maioria no Parlamento a um futuro Governo socialista que venha a ser formado por decisão do Presidente da República, na sequência do anunciado chumbo do atual Executivo liderado por Passos Coelho.

As assinaturas foram colocadas esta tarde no recato de um gabinete do PS no novo edifício da Assembleia da República, onde os representantes dos quatro partidos se juntaram, à vez, em cerimónia privada.

Jorge Ferreira/PS

António Costa liderou a delegação socialista e colocou a sua assinatura nos documentos assinados em cerimónias separadas, primeiro com os comunistas, depois com os verdes e finalmente os bloquistas, respeitando a ordem de fecho dos acordos pelos partidos mais à esquerda. O BE ficou para o fim porque só esta segunda-feira à noite a Comissão Política deu luz verde ao entendimento com os socialistas.

Jerónimo de Sousa (que assinou) e o líder parlamentar João Oliveira representaram o PCP e pelo BE compareceram Catarina Martins (a quem coube assinar), Jorge Costa e Joana Mortágua.