Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Direita põe 74 na estrada a partir de quarta-feira

  • 333

José Carlos Carvalho

São ministros, secretários de estado e dirigentes do PSD e do CDS. Um dia após o chumbo do programa do seu Governo, vão a todos os distritos exibir o que se propunham fazer

Esta quarta e quinta-feira, previsivelmente com o seu programa de Governo chumbado pelas esquerdas no Parlamento, 74 responsáveis da coligação Portugal à Frente vão fazer sessões públicas em todos os distritos do país. Objetivo: explicar o que fariam se tivessem direito a uma segunda legislatura.

São 18 serões (todas as sessões estão marcadas para as 21h), com ministros, secretários de Estado e dirigentes locais do PSD e do CDS. Chamaram-lhes "Jornadas Portugal Caminhos de Futuro" E se o propósito era divulgarem o programa de Governo que entretanto será chumbado, a conversa facilmente resvalará para o combate político às esquerdas que, tendo perdido as eleições, apenas aguardam que o Presidente da República emposse um Executivo liderado por António Costa.

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas vão participar. O líder do CDS e vice-primeiro-ministro estará esta quarta-feira no Porto com o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e os presidentes distritais dos dois partidos. Quanto ao primeiro-ministro e líder do PSD, irá na quinta-feira à noite à sessão em Lisboa, com o eurodeputado e dirigente centrista Nuno Melo.

Enquanto aguardam que Cavaco Silva decida como e quando resolve o chumbo anunciado do seu Governo, Passos e Portas sinalizam, no terreno, que não vão dar tréguas ao que já disseram considerar um Governo socialista ''politicamente ilegítimo''.