Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Verdes anunciam acordo com o PS

  • 333

Heloísa Apolónia durante a campanha eleitoral da CDU

Marcos Borga

O partido ecologista Os Verdes confirmou que “estão criadas as condições para que o PS constitua Governo” e que está em “condições de estabelecer e formalizar o acordo” com os socialistas

Depois de o Bloco de Esquerda confirmar o acordo com o PS e das conversações entre socialistas e PCP parecerem estar a chegar a um entendimento, agora são os Verdes a confirmar a aliança. Este sábado, após a reunião da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista, foi enviada a António Costa uma proposta final de acordo.

“Perante o texto hoje [este sábado] enviado pela Comissão Executiva do PEV ao Partido Socialista, estamos em condições de estabelecer e formalizar o acordo com o PS com vista à XIII legislatura”, lê-se no comunicado.

No mesmo documento enviado às redações, o partido Os Verdes diz que ambas as partes se esforçaram e empenharam ao longo “das diversas conversações decorridas nas últimas semanas” para chegar a um consenso.

Os Verdes sublinham, uma vez mais, que PSD e CDS foram os derrotados das legislativas de 4 de outubro, “na medida em que perderam maioria absoluta”, enquanto os partidos à esquerda, “que se comprometeram com a mudança de políticas”, conseguiram conquistá-la.

“Estão criadas as condições para que o PS constitua Governo e importa que se assuma a responsabilidade de procurar ativamente soluções para encontrar políticas alternativas que devolvam a dignidade e a esperança ao país e aos portugueses”, avança o comunicado.

O partidos dos Verdes foi a eleições em coligação com o Partido Comunista e conseguiu eleger dois deputados para a Assembleia da República.