Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

"Uma por todos", apresenta-se Marisa

  • 333

Alberto Frias

A eurodeputada do Bloco de Esquerda lança na tarde deste sábado em Lisboa a sua candidatura presidencial, destacando-se nos primeiros outdoors o facto de ser mulher

A candidatura de Marisa Matias à Presidência da República é apresentada na tarde deste sábado em Lisboa, no Teato Thalia (às Laranjeiras), pelas 16h00.

Dos candidatos oriundos ou apoiados pelos principais partidos políticos (já numa primeira volta, ou que tenham a expectativa de isso acontecer caso passem à segunda), Marisa Matias é o último a lançar-se oficialmente na corrida a Belém.

Nos primeiros "outdoors" da eurodeputada do Bloco de Esquerda é destacado o facto de se tratar da candidatura de uma mulher: "Uma por todos", é o lema.

O nome de Maria Matias recebeu o apoio da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda a 18 de outubro, duas semanas depois das eleições legislativas.

Nesse dia, em texto publicado no seu Facebook e no sítio do BE na internet, a socióloga, de 39 anos, indicou as razões que a levaram a dar este passo: "Não me candidato para subtrair. Candidato-me para somar. Somar novas forças às outras forças, porque todas são necessárias para que o candidato da direita não ganhe a presidência, muito menos sem passar por um exigente debate democrático".

Primeiros apoiantes independentes

As linhas de força das primeiras expressões da campanha de Marisa Matias assentam, segundo apurou o Expresso, numa demarcação em relação ao perfil de Cavaco Silva, considerado um "presidente de fação".

Como contraponto, será feito um sublinhado das funções constitucionais do chefe de Estado como "árbitro" da democracia.

Entretanto, a candidata começa a receber os primeiros apoios de independentes, embora alguns dos quais com uma proximidade já conhecida ao Bloco de Esquerda.

O ex-chefe da Casa Civil de Mário Soares e fundador do PS, Alfredo Barroso; a poetisa e professora universitária Ana Luísa Amaral; o ator António Capelo; o músico António Pinho Vargas; a empresária Catarina Portas, o professor universitário Jorge Leite; e o vocalista dos Blind Zero e comentador desportivo afeto ao FC Porto, Miguel Guedes, são algumas das personalidades sem filiação partidária no BE que já declararam estar com Marisa Matias.