Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Programa do PS insiste em manter maioria da TAP nas mãos do Estado

  • 333

Luís Barra

Governo de esquerda “não permitirá que o Estado perca a titularidade sobre a maioria do capital da TAP”. Programa garante que serão encontradas soluções para o evitar

Helena Bento

Jornalista

O programa do Governo que o Partido Socialista apresentará ao Parlamento, caso António Costa venha a ser indigitado primeiro-ministro, compromete-se a manter a maioria da TAP nas mãos do Estado, proposta que já constava do programa eleitoral do PS.

“O governo não permitirá que o Estado perca a titularidade sobre a maioria do capital social da TAP, encontrando formas – designadamente através de uma efetiva ação junto das instituições europeias e do mercado de capitais – de capitalizar, modernizar e assegurar o desenvolvimento da empresa, ao serviço dos portugueses e de uma estratégia de afirmação lusófona", lê-se no documento.

No mesmo a companhia aérea é descrita como uma "ferramenta de primeira ordem para a projeção internacional de Portugal" e "um veículo fulcral de ligação à África lusófona, ao Brasil, aos principais destinos da emigração portuguesa e à promoção da internacionalização da economia portuguesa”.