Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Bloco e PS já têm acordo

  • 333

Nuno Botelho

Bloquistas anunciaram na noite de quinta-feira a conclusão das negociações com os socialistas para a viabilização de um Governo de esquerda

A Comissão Política do Bloco de Esquerda, reunida na noite desta quinta-feira, deu luz verde ao "documento de trabalho resultante das negociações" mantidas com o Partido Socialista.

O anúncio foi feito numa curta e algo discreta nota inserida no sítio do BE na internet, no final da noite desta quinta-feira.

Sem especificar os termos do acordo, a direção do BE congratula-se com o "resultado" e esclarece que, pela sua parte, "as negociações com o PS estão concluídas".

O BE considera igualmente estarem "reunidas as condições para um acordo à esquerda pela proteção do emprego, dos salários e das pensões" (uma formulação que é uma síntese do caderno de encargos do BE nestas conversações, e que Catarina Martins repetiu por diversas vezes).

Declarado o entendimento entre Bloco e PS, as atenções centram-se agora quase exclusivamente no estado das negociações entre socialistas e comunistas, nas quais tardam os sinais de sintonia.

Este sábado reúne-se a comissão nacional do PS. As garantias de um acordo entre todos os partidos de esquerda terão de ser encontradas antes dessa ocasião.