Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

César eleito líder da bancada do PS

  • 333

Carlos César sucede na liderança da bancada parlamentar socialista a Eduardo Ferro Rodrigues

José Carlos Carvalho

Presidente socialista é o novo líder parlamentar. Nas eleições realizadas esta manhã, o sucessor de Ferro Rodrigues obteve 71 dos 85 votos registados (83,5%)

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

Carlos César foi eleito líder da bancada socialista com 71 votos a favor de um total de 85 deputados votantes. Registaram-se ainda cinco votos contra e nove brancos.

A eleição foi feita na manhã desta quarta-feira. Com César foram eleitos 12 vice-presidentes da bancada (o mesmo número que já tinha a anterior direção parlamentar, presidida por Ferro Rodrigues). Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos são os únicos que renovam o mandato.

A nova equipa dirigente conta ainda com João Galamba e Fernando Rocha Andrade (ambos do Secretariado Nacional do PS), Lara Martinho (eleita pelos Açores), Carlos Pereira (líder do PS/Madeira), Pedro Delgado Alves (antigo líder da JS e atual presidente da Junta de Freguesia do Lumiar), José Apolinário (que foi cabeça de lista por Faro), Susana Amador (presidente da concelhia de Odivelas), José Luís Carneiro (presidente da Federação Distrital do Porto - e um dos apoios mais fortes de António José Seguro nas primárias de 2014), Helena Freitas (cabeça de lista por Coimbra e apontada como potencial ministeriável num Governo PS) e Ana Paula Vitorino (antiga secretária de Estado dos Transportes).

Na eleição desta manhã, Jorge Gomes, secretário-nacional do PS para a Organização e deputado por Bragança, foi eleito para presidir ao Conselho de Administração do grupo parlamentar. Já o deputado João Paulo Correia (eleito pelo Porto) foi eleito presidente do Conselho Fiscal do grupo parlamentar.

  • De presidente para Presidente: “Não há coligações aceitáveis e outras banidas”

    Foi sob fortes aplausos dos partidos de esquerda que Ferro Rodrigues iniciou e terminou o primeiro discurso enquanto novo presidente da Assembleia da República. E falou de presidente (do Parlamento) para Presidente (da República): criticou os argumentos utilizados por Cavaco Silva na comunicação ao país em que explicou a indigitação de Passos e censurou a austeridade da coligação - criticou as “feridas sociais” causadas pelo ajustamento e apelou à “construção de compromissos” numa legislatura que enceta na sua visão uma “renovada esperança”

  • Ferro Rodrigues eleito presidente do Parlamento

    Esquerda viabiliza o candidato socialista. É uma decisão histórica: pela primeira vez não é eleito um presidente do partido mais votado nas legislativas. Número de votos em Ferro Rodrigues foi inferior à soma de deputados de PS, Bloco e CDU