Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

BE. “Em democracia mandam os votos e não as tradições”

  • 333

Marcos Borga

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, saudou a eleição de Ferro Rodrigues e disse o novo presidente da Assembleia da República “estará à altura de cumprir os pergaminhos exigidos no seu mandato”

“Em democracia mandam os votos e não as tradições”, referiu esta sexta-feira Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, na Assembleia da República - a direita tinha criticado minutos antes o facto de a eleição de Ferro Rodrigues quebrar uma tradição histórica, já que é a primeira vez em que o presidente do Parlamento não é do partido vencedor das eleições. O bloquista sublinhou que a eleição do socialista foi conquistada pela maioria de votos de deputados e não “pela tradição instalada”.

“Nenhuma destas estátuas está indicada às tradições parlamentares”, sublinhou o líder parlamentar do Bloco, referindo-se às seis estátuas de gesso expostas nas galerias do primeiro piso da Assembleia da República - que simbolizam a Constituição, a Diplomacia, a Lei, a Jurisprudência, a Justiça e a Eloquência.

“Em democracia não há votos de primeira nem de segunda. Se alguma regra democrática foi quebrada” foi quando o Presidente da República “disse ao país que havia votos de primeira e de segunda”, acrescentou o bloquista.

Pedro Filipe Soares assegurou ainda que o Bloco tem confiança no novo presidente da Assembleia da República. “Estará a altura de cumprir os pergaminhos exigidos no mandato que agora inicia.”