Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PSD vai ter candidato a presidente da Assembleia. Negrão está na short list

  • 333

Luís Barra

O PSD não apoiará o candidato socialista ao segundo lugar do Estado e decide esta quinta-feira que nome levará a votos

Fernando Negrão é um dos três nomes que a direção parlamentar do PSD está a avaliar para candidato a presidente da Assembleia da República. “Só decidimos esta quinta-feira. Essa é uma entre três hipóteses”, confirmou ao Expresso um membro da direção do grupo parlamentar social-democrata.

A decisão final depende, no entanto, do líder do PSD e não é líquido que Pedro Passos Coelho escolha Negrão. Outros nomes que circulam como tendo hipóteses e perfil para o lugar são Luís Marques Guedes, atual ministro da Presidência, e Teresa Morais, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares. Mas sendo ambos membros do Governo não podem, para já, candidatar-se e nenhum deles é confirmado como constando da lista que está neste momento sobre a mesa.

Fora de causa está a hipótese de as duas bancadas da coligação PSD/CDS votarem no candidato da esquerda, que, tudo indica, será Ferro Rodrigues. Depois da rutura nas negociações entre PS e direita, Passos Coelho e Paulo Portas não só não viabilizarão um programa ou um Orçamento da esquerda, como não prescindirão de apresentar um candidato próprio a Presidente da Assembleia.

Da mesma forma que argumentam que o único Governo politicamente legítimo seria o da coligação que ganhou as eleições, PSD e CDS defendem que lhes compete eleger o próximo titular para o segundo lugar do Estado. A votação será no primeiro dia dos trabalhos parlamentares, na sexta-feira.