Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PS e Bloco prosseguem negociações técnicas hoje à tarde

  • 333

Nuno Botelho

Os dois partidos terão na tarde desta segunda-feira a terceira reunião técnica (na véspera de António Costa ser recebido por Cavaco Silva)

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

As equipas negociais do Bloco de Esquerda e do Partido Socialista reencontram-se na tarde desta segunda-feira para o terceiro encontro técnico entre os dois partidos - apurou o Expresso junto de fontes ligas às negociações.

Na segunda reunião deste tipo, ao final da tarde da passada sexta-feira, registaram-se avanços em alguns pontos, como a devolução de salários e os despedimentos, cuja legislação o PS pretendia alterar.

O encontro do final da semana passada saldou-se por um impasse na questão da segurança social (ponto em que o BE havia exigido ao PS que recuasse na intenção de baixar a TSU das empresas) e pelo adiamento de outras questões, para as quais os socialistas ficaram de apresentar respostas a algumas propostas do Bloco.

A intensificação dos contactos entre PS e Bloco ocorre na véspera de o Presidente da República começar a receber os partidos com assento parlamentar. É já esta terça-feira que António Costa e Catarina Martins terão audiências com Cavaco Silva, que também ouvirá os líderes de PSD e CDS.

Quarta-feira será o dia de as restantes forças que elegeram deputados (PCP, PEV e PAN) passarem por Belém.

Entretanto, o gabinete de António Costa fez saber que o secretário-geral do PS já respondeu à carta que Pedro Passos Coelho lhe enviou este fim de semana.