Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Adiada a reunião técnica entre BE e PS

  • 333

NUNO BOTELHO

O encontro entre os dois partidos - seria o terceiro - que esteve marcado para a tarde desta segunda-feira foi desmarcado a pedido dos socialistas

Começa a ser uma malapata: as reuniões entre o PS e o BE não acertam com a data inicialmente prevista.

A que esteve marcada para a tarde desta segunda-feira, e que seria o terceiro encontro técnico, foi adiada a pedido dos socialistas. Segundo fontes próximas das negociações, a nova data (provavelmente esta terça-feira) deve-se à necessidade de os negociadores do PS fazerem melhor algumas contas.

As equipas negociais do Bloco de Esquerda e do Partido Socialista tinham-se encontrado, pela segunda vez, na sexta-feira (também este encontro já fora adiado; e o mesmo acontecera com o encontro político, com António Costa e Catarina Martins, que saltou igualmente o calendário inicial).

Na reunião técnica da passada sexta-feira registaram-se avanços, em pontos como a devolução de salários e os despedimentos, cuja legislação o PS pretendia alterar.

Em contrapartida, o encontro do final da semana passada saldou-se por um impasse na questão da segurança social (ponto em que o BE havia exigido ao PS que recuasse na intenção de baixar a TSU das empresas).

Em aberto ficou a discussão de outras questões, em relação às quais os socialistas ficaram de apresentar resposta a algumas propostas do Bloco.

A posição do PS devia ter sido concluída a tempo da reunião desta segunda-feira. Mas já em cima da hora marcada o PS pediu um adiamento do encontro. O objetivo é agora ter as propostas discutidas esta terça-feira, em princípio até ao início da tarde.

É já nesta terça-feira que António Costa (às 16h00) e Catarina Martins (às 17h00) terão audiências com Cavaco Silva, que também ouvirá na mesma tarde os líderes de PSD e CDS.