Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Marques Mendes: “Presidente da República deve nomear Passos Coelho”

  • 333

Marques Mendes comenta a atualidade política no Jornal da Noite da SIC

D.R.

Marques Mendes considera que a hipótese de António Costa estar a fazer um golpe de Estado, defendida por Manuela Ferreira Leite, é exagerada, mas não tem dúvidas de que há um problema de “credibilidade”

Helena Bento

Jornalista

Luís Marques Mendes defende que Cavaco Silva deve indigitar Passos Coelho para formar Governo, “já que foi sempre essa a prática de todos os Presidentes da República perante governos minoritários em Portugal”.

Apesar de não considerar que António Costa esteja a fazer um “golpe de Estado”, como afirmou na quinta-feira Manuela Ferreira Leite - até porque essa hipótese lhe parece “exagerada” - Marques Mendes defende que o que está em jogo é uma “questão de credibilidade”. “As pessoas votaram convencidas de que o próximo primeiro-ministro seria aquele que obtivesse mais votos nas eleições”.

E agora, perante a atual situação política, “sentem-se desrespeitadas e enganadas”, até porque nunca lhes foi dito durante a campanha eleitoral que havia a possibilidade de o PS se coligar com outros partidos, diz Marques Mendes.

Perante a hipótese (muito remota, segundo deu a entender o comentador) de António Costa vir a ser indigitado pelo Presidente da República, Luís Marques Mendes diz que, se isso se confirmar, o líder do PS vai enfrentar um “problema de autoridade” sério, porque “alguém que foi a votos e perdeu não tem a mesma autoridade de alguém que ganhou as eleições”.