Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

BE apoia candidatura de Marisa Matias para “quebrar ciclo bafiento”

  • 333

Manuel de Almeida/Lusa

Numa referência indireta a Marcelo Rebelo de Sousa, Catarina Martins disse que “é uma irresponsabilidade estender a passadeira vermelha a um comentador televisivo com ideias retrógradas e de direita”.

“É preciso acordar o país e quebrar o ciclo bafiento a que o país tem estado sujeito com Cavaco Silva”, disse este domingo Catarina Martins, na primeira reunião da Direção Nacional do Bloco de Esquerda após as eleições legislativas, em que foi formalizado o apoio do BE à candidatura de Marisa Matias às próximas presidenciais.

A líder do BE lembrou que Marisa Matias “tem reconhecimento e prestígio nacional e internacional”, e que foi através dela “que o problema político de Luaty Beirão e dos presos políticos em Angola chegou à mesa do Parlamento Europeu”. “O Bloco acredita que esta candidatura fará a diferença para que haja segunda volta, haja mais mobilização e se responda ao que interessa”, acrescentou.

Marisa Matias, de 39 anos, doutorada em sociologia, é atualmente a única deputada eleita do Bloco de Esquerda em Bruxelas e Estrasburgo. Nas últimas eleições europeias, em 2014, foi a cabeça de lista do BE. É uma das vice-presidentes do Partido da Esquerda Europeia, a família política onde o Bloco se insere.

Numa referência indireta a Marcelo Rebelo de Sousa, Catarina Martins disse que “é uma irresponsabilidade estender a passadeira vermelha a um comentador televisivo com ideias retrógradas e de direita" e voltou a referir que “o Governo de Passos Coelho e Paulo Portas acabou”. Também lembrou que o seu partido apresentou propostas concretas ao Partido Socialista e que espera agora uma resposta.