Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Bloco viabiliza Governo PS mas não se compromete com acordo de legislatura

  • 333

Luís Barra

“Perante um governo minoritário do PSD/CDS, nós temos como alternativa um governo minoritário do Partido Socialista”, disse à Renascença o líder parlamentar do Bloco

Helena Bento

Jornalista

Em entrevista à Rádio Renascença, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares disse que o Bloco de Esquerda não se compromete com um acordo de legislatura com o Partido Socialista e que o que está a ser negociado com António Costa é a viabilização de um Governo do PS e o Orçamento do Estado para 2016.

“Perante um governo minoritário do PSD/CDS, nós temos como alternativa um governo minoritário do Partido Socialista”, afirmou o deputado do Bloco de Esquerda. “É essa a base inicial das conversações. Tendo em vista o quê? A viabilização desse governo e aquilo que é previsível como estando ao virar da esquina do ponto de vista de governação, que é o Orçamento do Estado para 2016”, acrescentou.

Questionado sobre a possibilidade de o acordo com o PS se estender a outras negociações, Pedro Filipe Soares disse que o BE não pode “fechar à partida qualquer desfecho de uma negociação em curso”, mas que o importante é alcançar os dois objetivos referidos.

O Bloco de Esquerda, tal como o PCP, têm-se reunido com o PS no sentido de negociar a viabilização de um eventual governo socialista. António Costa também já se reuniu duas vezes com a coligação, de forma a discutir um eventual apoio do PS à viabilização de um executivo PSD/CDS.