Presidência demarca-se das notícias da imprensa
15.10.2015 às 12h45
Marcos Borga
Belém nega fontes da imprensa sobre atuação futura de Cavaco Silva. Jornais desta quinta-feira dividem-se: há quem escreva que o Presidente não dará posse a um governo de esquerda e há quem noticie o inverso
As decisões que o Presidente da República vier a tomar serão transmitidas diretamente em comunicação aos portugueses, ou através do chefe da sua Casa Civil, afirma a Presidência da República em comunicado.
O comunicado diz que é habitual em "épocas de decisões políticas de maior importância" ver os órgãos de comunicação social a procurarem "antecipar as decisões do Presidente da República, invocando fontes da mais diversa ordem".
A generalidade da imprensa desta quinta-feira alinha pela tese de que Cavaco deverá mesmo manter a tradição e empossar um Governo liderado pela força que venceu as eleições. Mas depois as teses quanto ao que se pode passar a seguir são contraditórias. O jornal "i" afirma de forma taxativa que Cavaco recusará dar posse a um Governo de esquerda e preferirá manter um executivo de gestão até deixar Belém. Só que a manchete do "DN" afirma rigorosamente o contrário, dizendo que o Presidente dará posse a um Governo de Costa depois de Passos ser chumbado no Parlamento.