Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Impasse político: Passos, Costa e Catarina Martins em Bruxelas esta quinta-feira

  • 333

Alberto Frias

Vão reunir-se todos com as respetivas famílias políticas europeias, isto num cenário de impasse político em Portugal. Passos vai ainda representar Portugal na cimeira de líderes da UE

Os líderes do PSD, PS e Bloco de Esquerda vão estar esta quinta-feira em Bruxelas, palco de uma cimeira de líderes da União Europeia, mas com as atenções centradas na situação política em Portugal.

Num contexto de impasse político em Portugal, na sequência das eleições legislativas de 04 de outubro, Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins vão reunir-se com as respetivas famílias políticas europeias, antes do início dos trabalhos do Conselho Europeu, no qual Passos representará Portugal enquanto primeiro-ministro em exercício.

Com reuniões entre os partidos a sucederem-se em Portugal durante os últimos dias para tentar um compromisso com vista à formação de um "governo estável", mas de forma "inconclusiva" até ao momento no caso dos encontros entre a coligação liderada pelo PSD e o PS, Passos Coelho e António Costa "coincidirão" em Bruxelas, embora não esteja previsto que se cruzem.

Passos Coelho participará na reunião do Partido Popular Europeu (PPE), a maior família política europeia, enquanto António Costa, que viaja já esta quarta-feira para a capital belga, estará na reunião do Partido Socialista Europeu (PSE), nos encontros que tradicionalmente antecedem os Conselhos Europeus, indicaram à Lusa fontes partidárias.

Ambos deverão dar conta às respetivas famílias políticas europeias do processo em curso em Portugal para a formação do Governo, na sequência das eleições legislativas de domingo, que a coligação formada por PSD e CDS venceu, mas sem maioria absoluta.

Na terça-feira, o secretário-geral do PS voltou a reunir-se com os líderes do PSD e do CDS, Passos Coelho e Paulo Portas, mas o encontro voltou a revelar-se “inconclusivo”.

Além de Passos Coelho e António Costa, também a porta-voz do Bloco de Esquerda, a terceira força política mais votada nas eleições de 04 de outubro, e que também tem estado em conversações com os socialistas, estará na quinta-feira em Bruxelas, para se reunir com a presidente do Grupo da Esquerda Unitária (GUE).

Em nota divulgada esta quarta-feira, o Bloco indica que Catarina Martins encontrar-se-á ao início da tarde com a presidente do GUE, Gabriele Zimmer, no Parlamento Europeu, “para abordar a situação política em Portugal”.